Blog DiCorpo

Se você procura qualidade, inovação e bem-estar,
seja bem-vindo à DiCorpo!
Voltar

Verão é para praticar esportes ao ar livre, mas com cuidado

Verão é sinal de sol, praia, calor e exercício ao ar livre. Mas tenha atenção! Quando a temperatura sobe, o risco de desidratação e de queimaduras solares também aumenta. Veja aqui algumas dicas sobre como se proteger enquanto se exercita.


 

1. Cuida de sua pele

Um dos cuidados mais importantes ao praticar exercício ao ar livre é com sua pele. Fique atento ao tempo de exposição ao sol e aplique o protetor solar a cada hora (de acordo com as instruções da embalagem) mesmo se estiver dentro da água.

Tenha em atenção e proteja também seu pescoço, orelhas e o couro cabeludo. A forma mais fácil de proteger essas zonas é usando um boné.

2. Hidrata-se

Só porque está na praia ou na piscina não quer dizer que não necessite hidratar-se! Para evitar cãibras e desidratação não se esqueça de beber bastantes líquidos ANTES, DURANTE E DEPOIS de sua atividade física.

Evite beber café antes de praticar exercício. A cafeína é um diurético e aumenta sua chance de desidratação.

3. Use roupas leves e confortáveis

No verão, use roupas leves e confortáveis para praticar exercício (nem muito apertadas nem muito largas). As roupas muito largas, com o calor e com o suor, podem provocar irritações na pele, devido ao atrito.

Evite também as roupas pretas. Embora façam com que pareça mais magro, elas também armazenam o calor, porém são desaconselhadas nestes dias.

Quando a temperatura sobe, a tendência é fazer exercício sem camiseta. Tome cuidado e proteja sua pele das queimaduras solares usando um protetor adequado para sua pele.

4. Alimente-se depois do exercício

Quando o calor aumenta às vezes o apetite diminui. Mas deve tomar cuidado para se alimentar corretamente depois do exercício. É aconselhado que coma um alimento que contenha carboidratos e proteínas 30 minutos após praticar uma atividade física, para repor suas energias.

5. Adapte seu ritmo à temperatura

A tendência é diminuirmos o ritmo no verão e isso se aplica também ao seu exercício. Não exceda o seu ritmo quando estiver muito quente. Ao exercitarmos a sensação térmica aumenta e a temperatura do seu corpo também e seu ritmo cardíaco acelera mais. O calor faz também com que seu corpo sue mais, perdendo líquidos facilmente e fazendo com que seja mais difícil respirar, especialmente se o ar estiver úmido.

Fonte: https://goo.gl/uLXgkG


Compartilhe isso: