Blog DiCorpo

Se você procura qualidade, inovação e bem-estar,
seja bem-vindo à DiCorpo!
Voltar

6 DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO PARA SE MANTER SAUDÁVEL

Todo ano, quando o verão se aproxima, nos deparamos com inúmeras pessoas falando sobre dietas, emagrecimento e muita vontade de estar com um corpo esteticamente mais bonito para as praias, clubes e roupas mais leves.

A verdade é que, independentemente dos planos para o verão de cada um, muito mais importante do que os fatores estéticos é a saúde. Medidas que promovem um corpo mais saudável devem ser mantidas não somente no período que antecede as altas temperaturas como também durante todo o verão.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para ajudar você a manter a saúde do seu corpo nos dias mais quentes do ano. Vamos te contar 6 dicas de alimentação no verão. Confira!

1. Consuma frutas, verduras e legumes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de verduras, frutas e legumes (com exceção da batata e outros tubérculos) deve ser superior a 400g para que possamos manter o nosso organismo saudável.

Essa recomendação leva em consideração que esses alimentos são grandes responsáveis pelo fornecimento de fibras, vitaminas e sais minerais ao nosso corpo.

E tem mais: a ingestão variada desses grupos alimentícios também nos ajuda a diminuir o consumo de alimentos prejudiciais a nossa saúde, já que possuem grande densidade nutricional, dando ao nosso corpo a sensação de saciedade e diminuindo a vontade de alimentos altamente industrializados, ricos em açúcares e gorduras artificiais.

Uma dica é ficar atento ao consumo de frutas que, apesar de serem opções muito saudáveis, são ricas em açúcares e devem ser consumidas com moderação, principalmente por pessoas com doenças crônicas associadas ao metabolismo de insulina, como o diabetes. Boas opções são frutas vermelhas — como morangos e framboesas —, além de abacate, mirtilo, ameixa, etc. 

2. Opte por carboidratos de qualidade

Os carboidratos não são vilões e, quando consumidos de maneira correta, podem ser muito benéficos para nossa saúde. A dica é sempre procurar por carboidratos mais naturais e evitar o consumo daqueles altamente processados, refinados e industrializados.

Ao consumir pães, massas e arroz, por exemplo, dê prioridade às opções integrais que são aquelas que conservam melhor as propriedades dos grãos, mantendo fibras e nutrientes, fazendo com que a liberação de açúcar seja mais lenta e que você tenha energia por mais tempo.

Considere o consumo de laticínios sem adição de açúcares, como leite, iogurte natural e queijos brancos. Para essa categoria, a dica é: quanto menos ingredientes na composição, melhor.

E não se esqueça das leguminosas e dos grãos como feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e outros.

Também vale a pena substituir aqueles carboidratos comuns por opções como batata doce ou aipim – assim como os grãos integrais, liberam o açúcar de maneira mais lenta.

3. Diminua a ingestão de gorduras ruins

Gorduras são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo e fazem parte de processos de regulação hormonal, da proteção de tecidos e do transporte de substâncias no nosso corpo.

Porém algumas gorduras, como a gordura trans — presente em biscoitos recheados, salgadinhos e outros alimentos industrializados —, são altamente prejudiciais a nossa saúde.

O ideal é consumir gorduras insaturadas, como aquelas presentes em azeite de oliva, abacate, oleaginosas e também ficar atento ao consumo de gorduras essenciais, como aquelas presentes em peixes.

É sempre bom lembrar que muitas pessoas não se sentem bem ao consumir alimentos gordurosos nos dias muito quentes; por isso, o consumo deste macronutriente deve ser feito com cuidado e atenção às suas individualidades.

4. Evite alguns alimentos

Quando falamos em alimentação no verão, não podemos deixar de falar daqueles alimentos que devem ser consumidos com muita moderação e que não devem fazer parte da rotina alimentar de ninguém.

Opções ricas em açúcares, fortemente processadas, com muita gordura hidrogenada e trans são exemplos de alimentos que não trazem benefícios nutricionais para o corpo e que estão associados com a presença de inúmeras doenças – como obesidade, diabetes e hipertensão.

Por isso, evite consumir:

  • doces;
  • frituras;
  • refrigerantes;
  • biscoitos recheados;
  • salgadinhos;
  • sorvetes;
  • sucos artificiais;
  • achocolatados.

Mas lembre-se de que não é preciso excluir definitivamente esses alimentos da sua vida. O que propomos aqui é que o consumo seja equilibrado e que essas opções façam parte de alguns momentos, sem que se tornem hábito.

5. Consuma proteínas

As proteínas possuem funções estruturais, enzimáticas, fazem parte do transporte de substâncias, ajudam na regulação hormonal e são essenciais para a manutenção dos músculos e da massa magra em geral.

Sendo assim, o consumo deste macronutriente deve fazer parte da rotina de todos nós. Como no caso dos carboidratos e das gorduras, é extremamente importante ficar atento à qualidade da proteína.

Carnes magras, peixes, leite, amêndoas, lentilhas e muitos vegetais são opções saudáveis para quem deseja manter a ingestão proteica em dia.

Caso você pratique muitos exercícios físicos, também pode consultar um nutricionista para ter certeza de que está consumindo proteína suficiente para a sua rotina.

6. Mantenha-se hidratado

A nossa última dica é também uma das mais importantes para quem deseja manter a saúde e aproveitar o verão. Nos dias muito quentes, a transpiração tende a aumentar consideravelmente e, dessa forma, perdemos muita água em forma de suor.

Se levarmos em consideração que 60% do nosso corpo é composto de água e que essa substância está presente em todas as reações que acontecem no nosso organismo, fica fácil entender o perigo da desidratação. Você pode evitar este desgaste físico com a ingestão de líquidos diariamente, não só nos períodos de calor.

E se você é parte das pessoas que se esquecem de beber água, tenha sempre uma garrafinha por perto. Outro ideia é apostar em alimentos que também ajudam a hidratar, como melancia, melão, folhas verdes e outros.

A alimentação no verão pode ser sua aliada na hora de manter a saúde em dia e aproveitar toda a energia boa da estação mais quente do ano. Faça escolhas conscientes, cuide da sua saúde e dê atenção em dobro para a hidratação.

E se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar o nosso post nas redes sociais para que os seus amigos também possam aproveitar o verão com muita saúde e disposição!

Fonte: https://bit.ly/2BIx9dD


Compartilhe isso: